Em pleno séc. XXI, não obstante os conhecimentos científicos acumulados em áreas como a gestão, o marketing ou a psicologia do consumo, a verdade é que um novo produto no mercado reveste-se sempre de alto grau de incerteza e risco. Todas as empresas auguram a que as suas inovações sejam adoptadas pelos consumidores, e se espalhem rapidamente pelo mercado alvo.
De forma a diminuir a incerteza, foram publicados estudos sobre a adopção e difusão de novos produtos, que ajudam a perceber porque é que muitos produtos não têm a adesão do mercado, nem se difundem como desejaríamos.
A adopção de um produto é o processo pelo qual, um consumidor ou empresa, passa a comprar e a usar um novo produto ou serviço. Ou uma ideia. Ou um conceito. A difusão, é a forma como a compra e uso de um produto ou serviço se espalha por um mercado alvo ou sistema social.
Identificar quais os factores que levam o mercado a adoptar um novo produto, e como aumentar as probabilidades de essa adopção ser rápida e em larga escala, é um trunfo que as empresas não podem desperdiçar.
Este pequeno guia ajuda o leitor a identificar esses factores de forma simples, e assim diminuir consideravelmente o risco no lançamento de novas soluções no mercado. Aliás, este livro será de pouca utilidade antes do lançamento: a sua leitura deverá iniciar – se antes mesmo de começar a projectar algo novo!
Um nome incontornável nesta temática é o de Everett Rogers, que escreveu um livro chamado “Diffusion of innovations” (Difusão de inovações) em 1962, e que até à sua morte, em 2004, conheceu 5 edições (a 5ª edição é de 2003). É a ele que se deve a Teoria da Difusão de Inovações, e que o próprio aplicou em contextos diferentes – o que concede uma importante solidez à teoria. Entretanto, outros contributos foram surgindo, e novos factores que favorecem a difusão foram estabelecidos.
Este guia tem uma estrutura prática e directa, sendo o questionamento o recurso escolhido para guiar o leitor nas suas decisões. TODAS as questões são relativas a um novo produto / serviço / ideia a lançar no mercado. Para simplificar, a palavra “produto” representa produtos, ideias, serviços, programas ou qualquer outra coisa que esteja para ser lançada.
Pode descarregar DIRECTAMENTE o ebook aqui.
Consultoria e formação em Psicologia do Consumo | Estudos de mercado | Inovação | Branding Strategy | Customer Experience Management