
> Para subscrever o site, clique nos 3 pontinhos ao lado de “Contactos” <
A criatividade é um aspecto fundamental em qualquer área da vida. Ter competências criativas é visto como um dos requisitos profissionais do futuro. Não obstante, a criatividade ainda é um conceito nebuloso na mente das pessoas.
Isto porque muitas vezes, elas não acreditam que podem ser criativas. Convém salientar que a criatividade não é uma característica exclusiva de génios ou talentos – qualquer um pode ser criativo. Implica esforço, imersão nos problemas e paixão. Mas existem técnicas que podem ajudar a ter grandes ideias.
Existe também, em Portugal, pouca literatura sobre criatividade, resolução criativa de problemas e similares. Mesmo as grandes livrarias, com milhares de títulos, não apostam na área. Nem as editoras nacionais. Pelo contrário, encontram-se quantidades consideráveis de livros dedicados à inovação, empreendedorismo e design thinking.
A criatividade e as técnicas criativas estão também pouco representadas na formação profissional. E na educação, há uma falha clamorosa a este nível. Deveria haver uma área de estudos de “Criatividade & Inovação”, desde cedo nas escolas. Imagine-se um país com um “Programa Nacional de Criatividade” implementado nas suas escolas. Workshops de técnicas de criatividade, em que os alunos eram incentivados a gerar soluções e ideias, em conjunto, para problemas das suas escolas e comunidades locais. Ajudar esses alunos a gerar ideias que poderiam ser implementadas e os resultados medidos, em termos financeiros, sociais e emocionais. Uma base de dados nacional, em que a massa criativa dos alunos numa escola, poderia gerar soluções para outras escolas com os mesmos problemas. Ou para outras comunidades. O próximo Nobel pode estar numa escola portuguesa – só que ainda não foi desafiado, revelando assim o seu máximo potencial.
A seguir encontra um conjunto de slides, que podem ajudar na compreensão do constructo da criatividade. Se quiser, pode descarregar directamente o PDF aqui.
Um pensamento sobre “Tudo o que sempre quis saber sobre criatividade”