O alemão Simon Reinhard detém o recorde de palavras aleatórias memorizadas em 5 minutos, sem recurso a outras tecnologias que não sejam a sua própria mente. O número de palavras memorizadas e correctamente recordadas é de 125 palavras. Lance Tschirhart evocou 456 dígitos em 20 minutos.
Estes e outros recordes podem ser encontrados em world-memory-statistics.com. Chegam-se a estes números com muito treino e dedicação. Mas a memória do dia-a-dia, mais humilde, é a verdadeira essência desta extraordinária capacidade do ser humano.
Sem memória, viveríamos num mundo sempre novo, sem conseguir fixar informações e passaríamos a maior parte do tempo bloqueados. A memória, nas suas várias formas, é fundamental. E num mundo moderno cada vez mais exigente, com cada vez mais informação, e em que as decisões se querem cada vez mais rápidas, imaginar um mundo sem memória seria impossível. A memória é um dos fenómenos mais estudados de todos os tempos, ocupando milhares de investigadores ao longo de séculos. É importante em todas as disciplinas e, como não podia deixar de ser, no marketing também.
Este pequeno livro pretende apresentar conceitos simples sobre a memória, e como existem (ou podem ser aplicados) no contexto de mercado. Está dividido em 10 pequenos capítulos.
Espero que goste!
Outros artigos de que pode gostar:
A desvalorização do valor | O marcador de livros
Consultoria e formação em Psicologia do Consumo | Estudos de mercado | Inovação | Branding Strategy | Customer Experience Management