Será possível pensar o marketing de forma a aumentar a proximidade entre empresas e clientes? Claro que sim, está implícito na sua própria definição. No entanto, o leitor certamente terá dificuldades em encontrar uma metodologia que o guie nessa aproximação, e que o ajude a não deixar aspectos importantes de fora. Nesse sentido, desenvolvi o Close Marketing Model (BETA).
A imagem não está legível? Descarregue o ⌈PDF⌋.
A figura representa a versão gratuita da ferramenta. Pode ver o modelo como uma técnica de brainstorming, que ajuda as empresas a manterem os seus clientes mais próximos. A ideia é estimular os empresários, criativos ou marketers a pensar nos seus produtos e serviços do ponto de vista da proximidade. Pode ser explorado individualmente, mas os resultados serão superiores se for explorado em grupo (com pessoas envolvidas nas áreas em análise).
⇒ Definir muito bem o que se pretende aproximar. Pode escolher um “objecto de análise“: um produto, um serviço, uma loja, um departamento da empresa, uma campanha de Marketing, um evento, acção ou iniciativa. Deve-se tentar reduzir (tanto quanto possível) o objecto a um bloco único e específico (ex: produtos alimentares > padaria & pastelaria > pão). Em alguns casos, tal especificação não será conveniente para o empresário – e ele pode querer analisar toda uma categoria. Nessas situações o objeto será mais amplo, mas o modelo pode adequar-se. É preciso também definir um grupo-alvo, ou seja, o segmento de consumidores que vamos tentar aproximar do objecto (e vice-versa). Também aqui deverá existir uma especificação apurada.
⇒ Dar resposta à primeira coluna de questões (4 questões de 1º nível). Será conveniente responder a estas questões sem ver as questões que estão na segunda secção (2º nível). Por mais vagas, genéricas e confusas que estas questões possam parecer, devem esforçar-se para responderem (será crucial escrever as respostas numa folha grande, ex A3). Os níveis de questionamento têm um sentido: do subjectivo/abstracto para o objectivo/concreto.
⇒ Dar resposta à segunda e terceira colunas de questões (8 questões de 2º nível). As questões de 2º nível são 13, das quais 5 são premium. As questões de 2º nível são mais específicas, e direccionam o brainstorming de forma mais objetiva.
⇒ Os níveis 3 e 4 são premium, e no seu conjunto englobam mais de 50 questões.
No último post (brevemente), irei voltar ao caso IKEA e exemplificar como aplicar o Close Marketing Model a uma loja IKEA (objecto) e a um grupo-alvo específico (indivíduos que visitam uma loja IKEA em Portugal).
(Parte 2 de 3. Continua no próximo post)
Imagem: manual de instruções para montagem de um produto IKEA
Consultoria e formação em Psicologia do Consumo | Estudos de mercado | Inovação | Branding Strategy | Customer Experience Management